Site da Desenhart Atelier - Largo do Machado. Largo do Machado, 52-B-2º andar tel.:(21)2205-3049 / 98450-2024

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

           A Oficina de Desenho Daniel Azulay –Unidade Largo do Machado vem ao longo dos 15 anos trazendo atividades voltada para crianças de uma maneira educacional e lúdica. As Oficinas de Férias mantém o diferencial de brincar aprendendo através do desenho e das artes aplicadas.

As crianças aprendem sobre diversas linguagens de estilos, materiais e formas artísticas  e artesanais de interpretar  uma idéia, sendo assim, uma ótima opção para trabalhar o lado emocional  o qual desempenha um papel vital na vida da criança.

Tudo isso de uma maneira leve, divertida e agradável.  Materiais alternativos de pintura, sucata, desenho, criação de brinquedos, reciclagem, maquete, contação de história, teatro, fotografia, escultura, vídeos, trabalhos de recriação de desenhos e texturas fazem parte das Oficinas de Férias.



COLÔNIA DE FÉRIAS DANIEL AZULAY,  no mês de julho de 2011 terá como tema:



  

 Siga esta idéia...
 e venha aprender brincando como animais  engraçados, divertidos  e exóticos que vivem no nosso planeta e estão ameaçados de extinção, perdendo espaço nas florestas e rios.

Uma caminhada  nas regiões de Nova Zelândia, Sunda, Filipinas, Mata Atlântica, Madagascar e muito mais..... iremos conhecer curiosidades de uma ave que tem nome de fruta, um elefante do tamanho de um rato e um animal carnívoro mas que só come bambu.
O homem não vive sem as florestas e os rios, vamos aprender a Salvar o Planeta conhecendo seus animais.
Iremos aprender a desenhar, cenários, animais  e maquetes com os materiais: lápis crayon, aquarela, hidrocor, argila, lápis de cor, massinha, papietagem, filmes,  móbile, cartonagem e diversas técnicas do “Eu que Fiz” será o resultado de lindos trabalhos criativos e divertidos.



                     SEMANA  DE  FÉRIAS!   -  1º  SEMANA!


 As crianças viajaram pela REGIÃO DA INDO-BIRMÂNIA (Ásia no Pacífico) e conheceram que nos rios e pântanos estão os maiores peixes de água doce do mundo e encontraram a lampreia gigante, a carpa dourada e a floresta com sua flora exuberante.






--  NOVA ZELÂNDIA
Arquipélago dominado por florestas temperadas, NOVA ZELÂNDIA é terra de paisagens variadas e abriga espécies endêmicas, incluindo seu representante mais famoso, o kiwi.



- SUNDA (Indonésia , Malásia e Brunei).
- É  composta por 17 mil ilhas equatoriais,  a fauna está sendo destruída pelo comércio de animais.
Sunda cobre metade do arquipélago Indo-Maláio, cerca de 17 mil ilhas equatoriais, dominado pelas duas maiores ilhas do mundo: Bornéu e Sumatra. Populações de orangotangos, encontradas apenas nessas florestas, estão em dramático declínio.



A Indonésia é o lar de três das espécies mais ameaçadas do mundo:

1) Rinoceronte de Java - menos de 60 ainda sobrevivem em estado selvagem.
2) Tigre de Sumatra.
3) Elefante pigmeu de Bornéu - menor de todos os elefantes.
4)Tarsier- (pequeno primata) possuem grandes olhos que os ajudam a desenvolver as suas normais atividades noturnas e que recebem este nome pelo alongado  do osso tarso no pé. Podem ser encontrados nas florestas do Brunei, da Indonésia e da Malásia. Mede apenas 15cm e tem enormes olhos arregalados! Durante o dia ele dorme e, quando chega à noite, vai atrás de comida. Ele caça insetos e morcegos.





Mural dos Tarsiers


- FILIPINAS 

-  Mais de 7.100 ilhas estão dentro das Filipinas, estão sendo devastada pela atividade madeireira. A maior parte das ilhas é de florestas úmidas. A origem das ilhas é vulcânica, é muito destes vulcões estão ativo. O país também integra a região de tufões do Pacífico ocidental e é atingido por uma média de 19 tufões por ano.
Nas Filipinas as crianças conheceram : Cockatoo Filipino, Visayan Wrinkled Hornbill (Aceros waldeni) o Crocodilo Filipino, a Águia Filipina, a ave nacional da região, a  lagartixa voadora ( Philippine Parachute Geck) que não era vista em oitenta anos quando foi redescoberta em1993 e a Tartaruga Florestal Filipina.




















Ninho para o Cockatoo Filipino


    
       
















MATA ATLÂNTICA 

- A  Mata Atlântica se estende por toda costa atlântica brasileira, alongando-se para partes do Paraguai, Argentina e Uruguai, incluindo ilhas oceânicas e arquipélago Fernando de Noronha. Abrigam 20 mil espécies de plantas, 40% endêmicas. Menos de 10% da floresta permanece de pé. 
 As crianças na Oficina de Férias conheceram diversos animais que estão ameaçados de extinção:

Fauna - Exemplo de espécies animais  (mamíferos, anfíbios, aves)  da Mata Atlântica em extinção:

 - Bugio  
-Tamanduá-bandeira  
-Tatu-canastra 
- Arara-azul
- Muriqui
- Anta
- Onça-pintada 
- Jaguatirica
- Capivara
- Cães (cachorros-do-mato, chacais, lobos, lobos-guará, raposas)

-  Mico leão dourado

- Bicho-preguiça e muitos outros.


Cobra Coral


         SEMANA  DE  FÉRIAS!   -  2º  SEMANA!
Baoba


- MONTANHAS DO CENTRO- SUL DA CHINA
Caça, coleta de lenha e pastagem destrói a região.   
Panda Gigante - com uma população de menos de dois mil, o seu habitat na floresta temperada da China em áreas montanhosas do sudoeste da China tornou-se fragmentada, criando populações pequenas e isoladas.
 Embora classificados como carnívoros por causa do seu organismo preparado para comer carne, basicamente só comem bambu. Segundo a organização, acredita-se que existam apenas 2,5 mil pandas vivendo na natureza.   

   Íbis - ave  apelidada na China de "tesouro de Oriente"  é considerada como portadora de boa sorte. Uma das mais raras aves do mundo. O íbis, só desce das árvores, onde dorme e acasala, para comer peixes, rãs, caranguejos e insetos. Ele vive em regiões de lagos e pantanais.




- PROVÍNCIA FLORÍSTICA DA CALIFÓRNIA

É zona de clima tipo mediterrâneo. 
Local de maior reprodução de aves dos Estados Unidos. Diversas   espécies de grandes mamíferos antes encontrados nesse local estão extintas, incluindo o urso cinzento, que aparece na bandeira da Califórnia e tem sido símbolo do estado há mais de 150 anos. 
É o lar da sequóia gigante, o maior organismo vivo do planeta e alguns dos últimos condores da Califórnia, a maior ave da América do Norte



AFRICA ORIENTAL
As Florestas Costeiras da África Oriental contêm níveis extraordinários  de biodiversidade. Cerca de 200 mamíferos são encontrados, sendo 11 endêmicos, incluindo musaranho-elefante.
Animais em extinção na Etiópia .
 - Lobo Etiópia (o mais raro do mundo),
 - Zebra Imperial (Quênia e Etiópia),
- Gorila-oriental
- De Brazzo de Macaco
- Antílopes  
- Leão Africano
- Elefante-africano  
- Musaranho-elefante   é um 'rato-elefante' que vive nas       florestas da Tanzânia, pesa quase 1 kg.
Parente relativamente próximo dos elefantes, se alimenta de insetos.
Dificilmente um mamífero fica mais esquisito do que isso: corpo de roedor, tromba de elefante. 


 

Trabalhando símbolos africanos




A árvore de Baoba é quase tão grossa como alta, com uma media de diâmetro de 10metros e uma altura de 12 metros. Seu tronco bulboso esta cheia de uma matéria de poupa conhecida como pão de macaco e suas flores são fecundadas por morcegos.  O baoba tem suas raízes que podem desenvolver mais de 100 metros em todas as direções.




Baobá e Lêmures




Esta região é um exemplo vivo da evolução de espécies em isolamento. Madagascar  e o grupo de ilhas vizinhas possuem oito famílias de plantas, quatro famílias de aves e cinco famílias de primatas que não existem em nenhum outro lugar da Terra. As mais de 50 espécies de lêmures de Madagascar são os carismáticos embaixadores para a conservação da ilha, embora diversas espécies já tenham entrado em extinção.



Nenhum comentário: